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No âmbito da Lei nº 50/2018, de 16 de agosto, foi estabelecido o quadro de transferência de competências para as autarquias e para as entidades intermunicipais, concretizando os princípios da subsidiariedade, da descentralização administrativa e da autonomia do poder local, em matéria de ação social.
Pretendeu-se, desta forma, fortalecer o papel das autarquias locais e adequar o serviço prestado à população, considerando que estas são a estrutura fundamental para a gestão dos serviços públicos numa dimensão de proximidade.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Barreiro (SAASServiço de Atendimento e Acompanhamento Social) encontra-se em funcionamento desde 3 de abril de 2023 e assegura o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Orienta e informa sobre o acesso a recursos, equipamentos e serviços sociais, que permitam aos munícipes colmatar as necessidades por si identificadas e atribuir prestações de carácter eventual com a finalidade de suprir situações de emergência social e de comprovada carência económica.
Os atendimentos no SAASServiço de Atendimento e Acompanhamento Social são realizados por marcação. Para o efeito deverá utilizar os seguintes contactos:
Balcão Social:
Rua José Elias Garcia, nº 25 A, 2830-349 Barreiro
Contacto: 212 068 214
E-mail: saas-barreiro@cm-barreiro.pt
Horário: 9h30/12h00 e 14h30/17h00
O SAASServiço de Atendimento e Acompanhamento Social atende também munícipes que se encontrem em situação de emergência social, sem necessidade de agendamento prévio, dentro do horário de funcionamento.
Situações de emergência que ocorram fora do horário de atendimento, deverá ser contactada a Linha Nacional de Emergência Social através do número 144.
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