Skip to main content

Projeto A Poupança | Poupar na festa de final de ano

Publicado em 27-12-2024 Atualizado em 30-12-2024
Imagem informativa do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

Esta época festiva é muito exigente em termos de gastos.
A noite de Passagem de Ano está a chegar!
Depois das prendas e da Ceia de Natal, em que muitas pessoas se excedem nos gastos, seguem-se as celebrações da passagem de ano. Poupe sem abdicar de se divertir e juntar a família e os amigos:

1. Final de Ano Caseiro

Se a sua opção recair em fazer uma festa de passagem de ano em casa, então aproveite, por exemplo, as sobras de Natal para criar uma ementa criativa e inovadora. Além de poupar, evita assim o desperdício alimentar. Lembre-se que os supermercados fazem promoções interessantes após o Natal e, consultando os folhetos, poderá assim encontrar alimentos e bebidas para uma festa mais em conta.
Planeie atividades como jogos de cartas ou de tabuleiro, todos temos em casa jogos como o monopólio, uno, twister, entre outros, esquecidos no fundo da prateleira ou numa gaveta. Ressuscite-os. Pode optar por uma sessão de Xadrez, ou até mesmo uma competição de videojogos. Organize um karaoke, existem plataformas digitais que disponibilizam o conteúdo necessário e de forma gratuita.

2. Não gaste dinheiro em roupa

Nesta época é comum comprar roupa de festa que só usa na noite de réveillon. Reutilize peças que adquiriu em anos anteriores ou para um evento especial que só usou uma vez.
Se não quer mesmo deixar de comprar uma roupa, aproveite os saldos e promoções ou opte por comprar no mercado de segunda mão. É bom para a sua carteira e para o ambiente.

3. Pense bem no local da festa

Se quer poupar na passagem de ano, não é boa ideia celebrar fora de casa.
Ainda assim, se não quer mesmo ficar em casa, pense bem no local. Existem sítios em conta para passar uns bons momentos sem gastar muito dinheiro.
Se quer passar a meia-noite num hotel ou restaurante, planeie com antecedência, pesquise várias ofertas e opte pela solução mais em conta, que reúna as condições que pretende e que a sua carteira possa assegurar.
Se estiver em família ou com os seus amigos, a diversão estará certamente garantida.

4. Entretenimento económico ou gratuito

As agendas culturais apresentam várias sugestões de espetáculos e atividades gratuitas que são boas opções sem gastos acrescidos. A maioria das cidades organiza festas de final de ano ao ar livre. Há sempre muita música e fogo de artifício. Leve de casa o champanhe, os copos e as uvas passas, assim não necessita comprar no local, evitando gastos desnecessários.

5. Faça as compras antecipadamente

Não espere pelos últimos dias do ano, porque vai pagar mais do que em qualquer outra altura. Para poupar na Passagem de Ano, compre tudo o que puder antecipadamente.
Se planear tudo com antecedência, conseguirá comparar preços e fazer as escolhas mais acertadas. Além disso, evitará encontrar prateleiras vazias, já que nestes dias não é raro esgotarem certos artigos que são mais consumidos.

6. Partilhe as despesas

Combine com os seus amigos o que vão precisar para a festa e dividam entre todos as compras. Ficará mais em conta e todos divertir-se-ão sem gastar muito dinheiro.
Pode também acontecer ficar um elemento do grupo responsável por comprar tudo o que é necessário e trazer a fatura, para depois poder ser feita a partilha das despesas.

7. Não ao desperdício

Um dos segredos para poupar na passagem de ano é não haver desperdício. Assim, se festeja o Natal em casa, aproveite e conserve, em segurança, as sobras (frutos secos, doces, bebidas, queijos…) e volte a colocar na mesa para o réveillon.

8. Nomeie um fotógrafo

Se quer fotografias da passagem de ano para mais tarde recordar, faça-o sem gastar dinheiro. Seja você próprio o fotógrafo de serviço, ou nomeie alguém entre os convidados. Assim poupa nas fotografias e ainda promove o convívio entre os presentes. Terá certamente boas recordações partilhadas desta noite.

Depois destas sugestões, desfrute da sua passagem de ano ao máximo e entre em 2025 “com o pé direito” ou “com o pé esquerdo”, se for o caso, sem estar preocupado com gastos financeiros.
Partilhe esta informação e siga as próximas!