Projeto A Poupança | Como poupar em telecomunicações
Publicado em 18-02-2025 Atualizado em 19-02-2025As operadoras de telecomunicações apresentam-nos pacotes de serviços e ofertas nem sempre fáceis de entender e nem sempre úteis para quem contrata. Outra dificuldade são as faturas que resultam desses contratos de telecomunicações.
Devemos avaliar se é para nós compensador um contrato com fidelização ou se contratamos sem fidelização. Independentemente do pacote que pretendemos contratar para a nossa casa, é importante reunirmos informação que nos permita um contrato seguro e tranquilo.
- Compare os preços e condições das operadoras
Esta é a regra principal para quem quer poupar em telecomunicações! Antes de aderir a um pacote de telecomunicações deve conhecer os preços e condições das várias operadoras. Não veja apenas o preço do pacote. Tenha em conta as condições oferecidas como o número de canais de televisão, a velocidade de internet e eventualmente canais extra pacote de serviços, que foram apresentados como gratuitos, mas que a sua gratuitidade apenas dura algum tempo, alterando o valor base do pacote contratado para um valor muito superior. - Contrate só os serviços de que precisa
Apesar de ser difícil fazermos um contrato ajustado às nossas necessidades, devemos ajustar esses serviços ao nosso orçamento. Ao contratar apenas os serviços de que precisa, vai poupar na fatura de telecomunicações todos os meses. - Contrato de telecomunicações com ou sem fidelização
A fidelização num contrato é praticamente uma obrigação de permanência nesse contrato. Quando o contrato não é cumprido, o custo da fidelização é suportado pelo titular do respetivo contrato. Saiba que a lei permite contratos nos quais não existe fidelização, mas as mensalidades poderão ter um custo mais elevado. Um contrato de 24 meses de fidelização, leva-nos a questionar:- Se eu não ficar satisfeito(a) com a prestação dos serviços?
- E se surgir no mercado outra operadora com propostas mais aliciantes?
Para estas questões a lei em vigor tem respostas, que se ajustam a cada realidade. Não esquecer que a fidelização, nos contratos, se apresenta em períodos mínimos de 6 meses e máximos de 24 meses, podendo ser negociado com a operadora.
- Conheça as ofertas de adesão e as promoções em vigor
Quase todos os pacotes de telecomunicações incluem ofertas de adesão, como por exemplo, oferta da 1ª mensalidade, oferta da Box, descontos nos primeiros meses, entre outros. Conheça bem as ofertas do seu pacote de serviços e saiba quando terminam os descontos e promoções que lhe foram oferecidas. Preste atenção às suas faturas mensais e saiba se os descontos estão a ser aplicados. Lembre-se que algumas ofertas apenas duram um curto período de tempo e, após o período promocional, passarão a ser cobradas na sua fatura de telecomunicações. Se não lhe interessa continuar com estes serviços após o período gratuito, contacte com a sua operadora para cancelar os serviços adicionais. Livre-se de todos os extras do seu pacote que não utiliza para poupar em telecomunicações. - Analise os seus gastos e altere o tarifário, se for necessário
Uma das dicas de poupança em telecomunicações mais importantes é evitar os consumos extra-plafond. Se tem um tarifário de telemóvel em que todos os meses ultrapassa o seu plafond de comunicações ou dados móveis, fica mais económico mudar de tarifário. Adicionar o telemóvel ao seu pacote de serviços fica, normalmente, mais em conta, com a vantagem de ter os serviços todos na mesma fatura. Tenha em atenção que chamadas de valor acrescentado não estão previstas no seu tarifário. Ao serem efetuadas têm um acréscimo na sua fatura, mesmo que tenha um tarifário com chamadas grátis. - Antes de contratar, faça uma simulação
Pretende mudar de operadora de comunicações eletrónicas? Procura um novo pacote de telecomunicações para a sua casa? Faça uma simulação procurando no mercado a operadora que melhor oferta apresenta e que satisfaça as suas necessidades. Este é um dos passos mais importantes para poupar na fatura de telecomunicações todos os meses.
Partilhe esta informação e siga as próximas.