Skip to main content

Fotografia no Barreiro

Atualizado em 31-10-2024
Cartaz de Fotografia no Barreiro de 2024

Inauguração das exposições de Fotografia no Barreiro às 17h00 de 16 de novembro. Patentes no Auditório Municipal Augusto Cabrita até 26 de janeiro de 2025.

Imagem que acompanha o texto

“O que é para ti a Liberdade?”, de Carla Pacheco

No ano em que se comemora o cinquentenário do 25 de Abril, desafiei um conjunto de amigos a responder a uma questão: “O que é para ti a Liberdade?”.
A resposta surge através do recurso a objetos, a uma pose ou expressão, capturada na forma de retrato. Cada retrato é mais do que uma simples imagem; é um fragmento de emoção, de reflexão e de identidade.
Ao longo deste projecto, somos levados a explorar a profundidade do conceito de liberdade através de diversas perspectivas. Cada retrato é um testemunho íntimo e pessoal, que oferece uma visão única sobre como cada indivíduo entende e valoriza a sua própria liberdade.
Estas imagens não são apenas visuais, são compostas também de várias camadas de significados que reflectem a complexidade e a riqueza da experiência humana.

 

Imagem que acompanha o texto

 

Retrospectiva – Masterclass Narrativa 2018-2024

Desde 2018, a Masterclass Narrativa proporciona a existência em Portugal de um espaço de criação e desenvolvimento de projectos fotográficos que exploram temas contemporâneos com o tempo e reflexão que lhes é devido.
Ao fim de cinco edições, a Masterclass Narrativa já viu os trabalhos desenvolvidos no seu âmbito serem distinguidos mais de 15 vezes – nacional e internacionalmente –, sublinhando a qualidade artística e a relevância dos temas abordados, ao mesmo tempo que tem contribuído para a revelação de novos nomes da fotografia portuguesa.
Os participantes são seleccionados independentemente da sua formação académica ou ocupação profissional e provêm de diferentes áreas de intervenção fotográfica e de várias geografias no território nacional.
A Masterclass está na génese do que é actualmente a Narrativa: um centro de fotografia reconhecido pela sua independência, programação plural, e acesso gratuito aos seus recursos.
Retrospetiva revisita assim os trabalhos desenvolvidos no âmbito desta formação diferenciadora no panorama fotográfico nacional e conta com a curadoria do fotógrafo, fundador e director da Narrativa, Mário Cruz.


“Kioskzine, 15 fotógrafos”

A exposição de fotografia “Kioskzine, 15 fotógrafos” é resultante de uma seleção de fotografias que foram sendo publicadas no projeto editorial Kioszkine. Este projeto foi fundado no Porto, em Fevereiro de 2020, por José Farinha, Paulo Pimenta e Daniel Rodrigues.
O objetivo destes fotógrafos foi criar um fanzine, um documento visual, em papel formato A5, com publicação trimestral e tiragem limitada que, para além de promover a fotografia, também funcione como arquivo documental fotográfico no qual estará sempre presente a vontade de documentar, divulgar, questionar e provocar discussões através da fotografia. O Kioskzine procura ser acessível, direto e abrangente. É uma publicação que não pretende ficar fechada num universo onde habitam apenas fotógrafos e amantes da imagem, mas sim chegar a todas as pessoas que, mesmo não estando familiarizadas com o trabalho de alguns fotógrafos, possam interessar-se pelas histórias contadas através das nossas páginas. Kioskzine pretende trilhar um caminho fora da norma e da conformidade.

Público em geral
Entrada gratuita
Org.: CMB