FARB – FESTIVAL DE ARTES DE RUA DO BARREIRO 2024

Atualizado em 20-06-2024
FARB - festival de Artes de Rua do Barreiro

Em julho, nos dias 12, 13, 19 e 20, o Barreiro irá acolher companhias de teatro de rua nacionais e internacionais, enriquecendo o cartaz cultural da cidade, da região e do país. O Festival de Artes de Rua do Barreiro foi pensado para o espaço público e pretende resultar num encontro feliz entre todos. Decorrerá em espaços privilegiados da cidade, no Parque da Cidade e no largo do mercado 1º de maio, onde poderá assistir a espetáculos e oficinas. Este Festival conta com o apoio da Candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), atribuída ao Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), que nos permitiu reforçar a circulação de obras artísticas e ir mais longe na programação Fora de Portas.
Espreite o programa!

12 julho | 22h00
Parque da Cidade Barreiro (em frente ao AMAC)
Sombras de Cinema de Valeria Guglietti (Espanha)

Valeria Guglietti oferece ao público um espetáculo de sombras chinesas onde se cruzam o cinema mudo, a banda desenhada, as marionetas e a música. O simples contraste entre luz e sombra transporta o espectador para um mundo de magia, onde é convidado a disfrutar em pleno das personagens e suas histórias.
Duração: 45 min.

13 julho | 16h30
Parque da Cidade Barreiro (em frente ao AMAC)
Cadernos para recuperar – Biblioteca Aletria (Portugal)

Um laboratório em que se desenvolvem competências do desenho e da escrita, estimulando o olhar e a atenção sobre panoramas, edifícios e objetos que nos rodeiam. Reparar é assim sinónimo de nos envolvermos no meio urbano de um modo atento, bem como uma forma de consertar a nossa vivência da cidade. A partir daqui estes bonitos cadernos de bolso construídos com desperdícios, vão encher-se com os rabiscos e cores.
Público-alvo: dos 6 aos 12 anos
Inscrições através do email: dcj@cm-barreiro.pt

13 julho | 17h00
Parque da Cidade
A Poesia está na Rua!
Oficina de Serigrafia itinerante

Uma bicicleta-ateliê apresenta uma oficina de impressão artesanal em sacos de pano com a imagem do FARB – Festival de Artes de Rua do Barreiro.
Uma ação de arte inclusiva, onde o coletivo artístico Atelier SER nos convida para a magia da serigrafia, criando poemas visuais a partir de um estendal de palavras.
Público-alvo: todos

13 julho | 18h00
Parque da Cidade Barreiro
Adiante – espetáculo Clown (Portugal/ Brasil)

É um espetáculo luso-brasileiro que nasce da inquietação de quatro atrizes-palhaças Eva Ribeiro, Miriam Freitas, Rafa Santos e Rosí Fêer e do encenador Ricardo Puccetti. Coproduzido pelas companhias portuguesas Eva Ribeiro Clown, Lua Cheia teatro para todos, e, pelo grupo brasileiro LUME Teatro de Campinas. Este é um projeto com o apoio à coprodução Iberescena 2022/2023, na sua criação pela DGARTES/República Portuguesa e na sua circulação pela Fundação GDA.

13 julho | 22h00
Parque da Cidade Barreiro (em frente ao AMAC)
Carilló – Companhia LA TAL! (Espanha)

Ding, dong, ding, dong…toca a música do jingle bell, as engrenagens começam a mover-se… Tic- tac, tic-tac…. É hora! Cavaleiros e palhaços enchem o palco, onde se misturam brigas e paixões.
De dentro do relógio, a magia aparece e inunda tudo: o espaço físico, mas também um espaço mental. Um espetáculo divertido para toda a família.
Ficha Artística: Criação- Cia LA TAL; Atores: Enric Casso, Jordi Magdaleno, Andreu Sans: Desenho cenográfico: Quico Estivill; Construção cenografia: Cia. La Tal; Pintura cenografia: Txema Rico; Desenho e pintura de vestuário: Txema Rico; figurinos: Taller Maravillas; Música: Tales Musi
Duração: 45 min. Aprox.

19 julho | 22h00
Parque da Cidade Barreiro ( em frente ao AMAC)
20 julho | 11h00
Largo do Mercado 1º de maio
ON AIR – Andrea Fidelio (Itália)

O DJ está “in the house” e em liberdade. Deambulando pelas ruas, faz-se acompanhar por uma sonoridade bizarra que se mistura com o seu beat box, malabarismo e comédia. ON AIR é um espetáculo musical participativo que combina diferentes técnicas: comédia, malabarismo, beat box e bicicleta acrobática. Um “One Man Show” recheado de humor e com uma energia muito contagiante.
Duração: 50 min

20 julho | 16h30
Parque da Cidade Barreiro (em frente ao AMAC)
Cacofonia para poemas esquisitos – Biblioteca Aletria (Portugal)

Retirando frases ressonantes dos livros da biblioteca, vamos compor uma tapeçaria de sons e significados com vozes e instrumentos musicais. De forma lúdica, exploram-se as possibilidades da construção poética e organizam-se improvisações musicais, criando desarranjos nunca antes ouvidos no planeta.
Público-alvo: dos 6 aos 12 anos
Inscrições através do email: dcj@cm-barreiro.pt

20 julho | 17h00
Parque da Cidade
A Poesia está na Rua!
Oficina de Serigrafia itinerante

Uma bicicleta-atelier apresenta uma oficina de impressão artesanal em sacos de pano com a imagem do FARB – Festival de Artes de Rua do Barreiro.
Público-alvo: todos

20 julho | 18h00
Parque da Cidade Barreiro (tenda)
Bail´A Rir – PÉDEXUMBO (Portugal)

Baile com repertório de músicas europeias, com interpretação ao vivo e arranjos musicais originais. No Bail’a Rir, o público bailador enverga uma peça de vestuário ou adereço cómico, excêntrico, desmesurado, em suma, ridículo. Nestes preparos, dançam-se as danças tradicionais. Um Baile para todos, adultos e crianças, pais e filhos.
Público-alvo: M/6

20 julho | 22h00
Parque da Cidade Barreiro (em frente ao AMAC)
Herencia – La Industrial Teatrera (Espanha)

Herencia (herança) é um espetáculo que convida à reflexão sobre o mundo em que vivemos e que queremos deixar. Teatro de rua e de clown, como tal, de circo!
Ficha Artística: Criação: La Industrial Teatrera (Mamen Olías y Jaume Navarro) Direcção: Jordi Purtí; Assistente de Direcção: Natalia Méndez; Cenografia: Jordà Ferrer (Antígua i Barbuda) Adereços: Marta Soto; Insuflável Patx-work; Figurino: Mamen Olías y Rosa Solé; Fotografia: Pere Virgili; Vídeo: Julian Waisbord.
Público-alvo: M/6

Divertiu-se?