Skip to main content
Tradutor do google

Exposição “Representações do Trabalho Industrial – Materiais do Arquivo Ephemera”

Atualizado em 01-04-2025
Exposição

Esta exposição sobre representações do trabalho a partir do Arquivo Ephemera deriva de uma mostra anterior realizada no ISCTE em 2024. A publicidade centra-se no consumo, ignorando quem produz e trabalha. Esse apagamento tem raízes na ideologia, política, comunicação e moda. Revisitar a forma como representamos o trabalho ao longo do tempo ajuda a compreender essas transformações.

Esta exposição apresenta imagens de homens e mulheres em atividades profissionais nos últimos 100 anos. Sem pretensão de ser sistemática, reflete visões épicas, realistas, utópicas ou propagandísticas, influenciadas pela política e pelo marketing. O foco recai sobre o trabalho industrial, mineiro e ferroviário, destacando o seu papel fundamental.

Numa era de automação e desmaterialização da produção, procura-se tornar visível o trabalho industrial, desde a extração de energia à construção das infraestruturas que sustentam o mundo, através das ferramentas, dos símbolos e dos corpos dos operários.

Esta exposição insere-se nas comemorações do 51º aniversário do 25 de Abril.

 

De 27 de março a 29 de abril | 2ª feira a 6ª feira | 09h00 às 12h00 – 14h00 às 17h00 | Oficinas da CP no Barreiro
Inauguração: 27 março de 2025 | 16h00 | Oficinas da CP

 

Público–alvo: Geral

Entrada Gratuita

Org. Arquivo Ephemera com apoio: CMB/ CP

Data
27 Março 2025 até 29 Abril 2025
Local
Avenida da República 78, 2830-302 Barreiro