Encontro “Língua afiada” – Teatro e educação

Atualizado em 01-09-2023
Encontro “Língua afiada” – Teatro e educação

Dia 25 de maio, às 15h00, no Teatro Municipal do Barreiro, o Município do Barreiro realiza o Encontro “Língua afiada” – Teatro e educação.

Há cerca de 20 ou 30 anos as criações teatrais, para a infância, eram quase inexistentes no nosso país. A maior parte das ofertas teatrais baseavam-se, sobretudo, nas obras adaptadas de Gil Vicente, autores trabalhados em sala de aula e que motivavam a saída dos alunos ao teatro. Foi na esfera da educação, que durante muito tempo, as crianças tiveram contacto com o teatro.

Hoje, sentimos que se percorreu um longo caminho desde esse tempo, onde os intervenientes (professores, pais, dramaturgos, agentes culturais, atores e atrizes) tiveram um papel modificador na área da criação artística.

Temos, hoje, uma oferta muito mais ampla de propostas teatrais e de companhias teatrais que investiram em pesquisas e criações, criaram espaços de reflexão e diálogo e que elevaram a fasquia nos conteúdos, não infantilizados, para os mais novos.

Surgem os primeiros Serviços Educativos, primeiro em Museus e em Teatros e depois nos equipamentos municipais e que rapidamente entraram nas escolas com diversas propostas.

Refletir sobre o caminho percorrido e o futuro desejado é o objetivo deste encontro.

Org.: CMB | Público em geral | Gratuito