Skip to main content

Concertos Palco da Juventude | CALAMAR | REAL GUNS

Atualizado em 01-09-2023
Concertos Palco da Juventude | CALAMAR | REAL GUNS

Nas Festas do Barreiro venha assistir aos concertos no Palco do Spot da Juventude, junto à Piscina Municipal.

Calamar sobem ao palco às 23h

Calamar é uma banda portuguesa que nasceu durante a época de confinamento de 2020, quando uma ideia enviada através de um áudio de whatsapp se revelou o começo de uma parceria predestinada.

Luís Araújo era já um guitarrista e compositor experenciado e Yara Mara transportava também consigo um background artístico sólido quando se conheceram numa escola de produção musical em Lisboa. E foi então que a sua poesia encontrou o seu virtuosismo numa combinação perfeita.

Hoje, o baixista Thiago Hallak e o percussionista Ruben Leonardi fazem também parte do grupo, contribuindo com um maior leque de possibilidades expressivas aos temas.

Com fortes influências do jazz e de outros estilos que vão do clássico à MPB, exploram com as suas canções a introspecção, a nostalgia e o doloroso mas libertador caminho da descoberta de uma personalidade.

Em 2021, os Calamar, ainda como duo, receberam o 1º prémio da ECO: Mostra de Música do Barreiro, e em 2022, já como banda, venceram o concurso Band Wars da World Academy.

Real Guns sobe ao palco às 24h

Ovilton Fernandes Santiago, nascido em São Tomé a 7 de março de 1988, tem como nome artístico Real Guns.
Com 4 anos diagnosticaram-lhe um problema de coração, que se encontrava do lado direito, pelo que lhe foi passada uma junta para ser tratado em Portugal, acompanhado pelo pai, onde ficou a viver durante 1 ano em Portela de Sacavém.
No fim desse ano, a sua mãe veio para Portugal e a família mudou-se para a Buraca, em Cova da Moura. Real Guns fez muitas amizades e viveu lá grande parte da sua adolescência, até os pais comprarem uma casa no Cacém nos seus 16 anos de idade. Já com o sonho da música desde pequeno, foi em Cacém que conseguiu comprar um estúdio e começou a gravar músicas.
Aos 24 anos emigrou para Inglaterra sozinho, onde fez o curso de cozinheiro e várias formações, tendo trabalhado como cozinheiro durante 6 anos. Conseguiu fazer alguns projetos na música em Inglaterra, mas não tantos quanto gostaria, por falta de tempo.
Em 2019 voltou para Portugal com o objetivo de se focar na música e na família. Em 2020 nasceu o seu filho, tendo-o motivado a dar continuidade ao seu percurso na música, pondo em prática as suas ideias que resultaram em muitos dos singles que lançou até aos dias de hoje.