“A Gorda”, de Isabel Figueiredo | Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro

Atualizado em 22-08-2024
Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro

21 setembro | 15h00 | Biblioteca Municipal do Barreiro
23ª sessão do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro com o livro “A Gorda”, de Isabel Figueiredo. Isabela Figueiredo Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo, em 1963, filha de portugueses oriundos da zona Centro-Oeste de Portugal. Escreveu “Conto É Como Quem Diz”, novela que recebeu o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias, Caderno de Memórias Coloniais, cuja edição francesa foi finalista do Prémio Femina Estrangeiro, e “A Gorda”, obra que recebeu o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues. Estas duas obras alcançaram grande êxito junto do público e da crítica, especialmente em Portugal e no Brasil, sendo constantemente reimpressas. Escreve regularmente para o seu blogue Novo Mundo.
Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela rapariga, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade. Mas é gorda. E isto, esta característica física, incomoda-a de tal modo que coloca tudo o resto em causa. Na adolescência sofre, e aguenta em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio. Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver.
Público em geral
Duração: 2h
Inscrição gratuita através do e-mail biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt
Org.: Câmara Municipal do Barreiro