“1984”, de George Orwell | Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro

Atualizado em 22-08-2024
Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro

19 de outubro | 15h00 | Biblioteca Municipal do Barreiro

24ª sessão do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro com o livro “1984”, de George Orwell. George Orwell é o pseudónimo de Eric Arthur Blair. Escritor e jornalista, Orwell é uma das mais influentes figuras da literatura do século XX. Defensor incondicional da liberdade humana e acérrimo opositor do totalitarismo, inscreve-se no panorama literário com as obras Dias Birmaneses (1934) e Homenagem à Catalunha (1938). Mas será, sem dúvida, com Quinta dos Animais (1945) e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1949), duas narrativas com uma atualidade assombrosa, que o autor alcança o reconhecimento internacional. Morreu de tuberculose, em Londres, a 21 de janeiro de 1950.
“1984” oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. A eletrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O “Big Brother” já não é uma figura de estilo – converteu-se numa vulgaridade quotidiana.
Público em geral
Duração: 2h
Inscrição gratuita através do e-mail biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt
Org.: Câmara Municipal do Barreiro