Conselho Local de Mobilidade reúne a 12 de dezembro, 10h00, no Auditório da Biblioteca Municipal no Barreiro
Publicado em 11-12-2015 Atualizado em 25-08-2023O Conselho Local de Mobilidade (CLM) vai realizar a sua 7ª reunião, no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 10h00, no Auditório da Biblioteca Municipal no Barreiro. Na Ordem de Trabalhos desta reunião, estão previstos, entre outros pontos, a tomada de posse dos membros do CLM, a aprovação do respetivo Regimento e um período aberto à intervenção da população.
Ordem de trabalhos:
1. Tomada de posse dos membros;
2. Aprovação do Regimento;
3. Período de intervenção da população;
4. Período de esclarecimentos às questões colocadas pela população;
5. Proposta de alteração ao Regulamento do Transporte Público de Aluguer em Veículos Automóveis Ligeiros de Passageiros – Transportes em Táxi;
6. Expansão dos serviços de carreiras dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCBTransportes Colectivos do Barreiro);
7. Plataforma tecnológica dos TCBTransportes Colectivos do Barreiro;
8. Debate.
Alteração aos Estatutos na Sessão de Câmara de 21 de outubro
Recorde-se que na Sessão Ordinária Pública de Câmara de 21 de outubro, foi aprovada uma alteração aos Estatutos do CLM que, conforme descreve o anexo à deliberação (publicada, AQUI, no Sítio Oficial da Câmara Municipal do Barreiro na Internet), tem como linhas orientadoras: «1. A instituição de que por definição todas as reuniões serão abertas e divulgadas com antecedência, para que se institua um “período de intervenção do público” onde a população possa identificar as questões que relacionadas com a temática possam ser enquadradas nos conceitos de mobilidade; 2. A alteração do quadro de representantes que compõem o CLM, que dificulta a presença assídua e profícua dos seus representantes, e sobretudo adaptada às realidades sazonais das organizações; 3. A adaptação da representação da câmara, não a unidades orgânicas específicas, mas antes ao quadro de competências existentes no município, sejam elas de eleitos, de unidades orgânicas ou de dirigentes».
Na génese da criação do CLM pretendeu-se, conforme recorda o anexo, «dar resposta a uma crescente necessidade de análise e reflexão em torno das questões associadas à temática da mobilidade (…), onde fosse assegurada a participação e a consulta dos cidadãos, que se operacionaliza através da garantia da sua presença através de um vasto conjunto de entidades locais ou supralocais (…)».