CMB saúda instituições/entidades do Concelho | Reunião de 5 de junho

Publicado em 12-07-2024 Atualizado em 12-07-2024
Brasão Barreiro

Na sua Reunião Ordinária Pública, realizada a 5 de junho último, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) aprovou, por unanimidade, oito saudações a: Associação dos Inquilinos Lisbonenses – Delegação na Cidade do Barreiro; Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva (APEAESAS); Coral TAB –Trabalhadores das Autarquias do Barreiro; Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro; Instituto dos Ferroviários; Liga Nacional de Karate Portugal (LNKP); Sporting Clube Lavradiense; e equipa sénior Masculina de Basquetebol do Galitos Futebol Clube.

Associação dos Inquilinos Lisbonenses – Delegação na Cidade do Barreiro

A CMB realça o trabalho da centenária Associação dos Inquilinos Lisbonenses, em atividade desde 11 de março de 1924. «Em Lisboa, havia já uma organização de defesa das causas dos inquilinos, a Associação dos Inquilinos Lisbonenses, fundada em 11 de março de 1924, já com uma larga experiência na defesa dos direitos dos inquilinos e por isso, muitos dos inquilinos dos concelhos do Barreiro e Almada deslocavam-se a Lisboa para tratar dos seus problemas.
Esta necessidade de apoio levou a que muitos inquilinos residentes nestes concelhos se associassem na Associação de Inquilinos Lisbonenses pelo que a direção na altura decidiu avançar com a constituição de delegações, entre as quais a do Barreiro, de modo a servir com proximidade os seus associados e potenciar a captação de novos membros.
Assim, a 19 de dezembro de 1970, realizou-se a primeira Assembleia Geral da Secção Local do Barreiro (…)», pode ler-se no documento aprovado, que faz uma resenha histórica, “recuperando” o contexto em que a Associação surgiu.

APEAESAS

«Celebrar os 25 anos da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva (APEAESAS) é um acontecimento marcante, que eleva a dedicação e o compromisso assumido por todos os que por ela passam, desde o primeiro dia», destaca a Saudação.

Coral TAB

«Fundado em janeiro de 1993, a partir de um núcleo de trabalhadores da Câmara Municipal do Barreiro, o Coral TAB iniciou os seus ensaios regulares em 27 de janeiro de 1994.
(…)
No encerramento das comemorações do 30º aniversário, o Coral TAB contou com a presença do Sr. Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e, acedendo a um convite feito pelo próprio durante o concerto, deslocou-se ao Palácio de Belém, no dia 6 de janeiro, para um concerto na Sua presença e seus convidados.
(…)
O Coral TAB conta atualmente com cerca de 52 coralistas e é dirigido, desde a sua formação, pelo Maestro Manuel Gonçalves, cuja dedicação e paixão pelo mundo da Música, tem conduzido o Coral com distinção e orgulho», recorda o texto.

Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro

«O Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro foi fundado a 22 de junho de 1973, fizeram parte deste grupo fundador, 25 elementos (…).
Apesar de ter sido registado apenas a vinte e dois de junho de 1974 (um ano após a sua fundação), o Grupo foi fundado com um único objetivo, a proteção de vidas humanas por meio da doação desinteressada de sangue, alcançando logo 7 anos após a sua fundação, a 20 de fevereiro de 1980, o estatuto de utilidade pública», lê-se no documento.

Instituto dos Ferroviários

«Em 1922 a classe ferroviária do Sul e Sueste orgulhava-se de possuir no Barreiro um edifício modelar que servia de estabelecimento de assistência aos órfãos menores, dos seus colegas de trabalho, criado, instalado e mantido, com o esforço dos próprios ferroviários, era então uma ação de solidariedade que muito os dignificava.
(…)
Na atualidade, a ligação da Instituição aos Caminhos de Ferro é muito ténue, limitando-se a ter alguns antigos ferroviários nos seus corpos gerentes. O que mantém esta casa aberta é o acordo de cooperação assinado em outubro de 1981 com o Centro Regional da Segurança Social da Região de Setúbal, para o Lar de Infância e Juventude e em abril de 2000, para o Centro de Apoio Preventivo a Crianças e Jovens em Situação de Risco», salienta a Saudação.

LNKP

«A Liga Nacional de Karate Portugal nasceu a 29 de março de 1999, com o intuito de agregar praticantes e treinadores que proliferavam em vários clubes do concelho do Barreiro.
Com o seu desenvolvimento passou a contar com vários centros de prática nos distritos de Setúbal, Lisboa, Madeira, Porto e Viseu. É sócia da Federação Nacional de Karaté Portugal.
A LNKP conta 40 centros de prática da modalidade, 60 treinadores credenciados pelo IPDJ e cerca de 1500 praticantes.
Na LNKP existem dois tipos de prática, a clássica, em que tem como base a defesa pessoal, e a desportiva. (…)”, descreve o texto.

Saudação ao Sp. C. Lavradiense

«O Sporting Clube Lavradiense foi fundado em 22 de dezembro de 1924 e teve o seu crescimento no âmbito da formação.
Esta coletividade do concelho do Barreiro na União das Freguesias Barreiro-Lavradio, vai completar cem anos (…).
De realçar, que o Sporting Clube Lavradiense, se tornou a 22 de dezembro de 1990, na filial nº 64 do Sporting Clube de Portugal», pode ler-se.

Galitos FC

«Pretendemos aqui, homenagear também a constituição da equipa do Galitos Futebol Clube, que compete com a denominação “Galitos Barreiro”, 2ª Classificada no Campeonato da Proliga (…).
A Câmara Municipal do Barreiro, em reunião pública no dia 5 de junho de 2024, expressa uma profunda e calorosa saudação aos jogadores Seniores Masculinos do Galitos Futebol Clube que ascenderam ao Campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol que é como se sabe a principal prova do Calendário da Federação Portuguesa de Basquetebol», destaca o conteúdo da Saudação.

Tudo sobre as reuniões da CMB AQUI.