CMB promove Seminário com vista à elaboração da Carta Desportiva Municipal
Publicado em 03-12-2024 Atualizado em 03-12-2024No âmbito do trabalho com vista à elaboração da Carta Desportiva Municipal, a CMBCâmara Municipal do Barreiro realizou, no passado sábado, dia 30 de novembro, no Auditório da AURPIL – Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Lavradio, o Seminário “Pensar Desporto, Projetar a Cidade”. O evento, com cerca de uma centena de inscritos, contou com a presença do Vereador responsável pela Divisão de Desporto e Associativismo, Rui Pereira, e distintos preletores, incluindo João Ribeiro (APEF – Foz Tejo, Associação de Profissionais de Educação Física dos Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete), que abordou o “Desenvolvimento Desportivo e a articulação entre os diferentes subsistemas Desportivos”; Mário Guimarães (Universidade Lusófona), que apresentou o trabalho desempenhado ao nível do “Observatório do Desporto e da Atividade Física”; Isilda Dias (APOGESD – Associação Portuguesa Gestão do Desporto), com a temática “Novas formas de Pensar e Projetar a Cidade”; e Carla Ribeiro (IPDJ – Instituto do Desporto e Juventude), que destacou as “Tendências europeias da prática desportiva informal e autónoma”.
Na abertura, o Vereador destacou a importância do evento, enfatizando a relevância da Carta Desportiva como documento essencial para a estratégia desportiva do Município. “Estamos empenhados em apresentar à cidade e a todos os que fazem o desporto, a Carta Desportiva do Barreiro, documento que será a primeira vez que o Município irá ter. Sendo a primeira carta desportiva, a responsabilidade é grande. Foi, por isso, que, desde a primeira hora, se envolveram as forças vivas da cidade, desde a primeira hora que se organizou o Fórum Associativo e se convocaram todos os clubes, associações e coletividades para o debate, para a partilha de informação e objetivos”, afirmou o responsável.
“Pensar o desporto e projetar a cidade só faz sentido com vocês que são as pessoas que fazem o desporto. Uma palavra de agradecimento aos que aceitaram o convite desde a primeira hora e que, assim, ajudam a engrandecer o nosso evento: João Ribeiro, Mário Guimarães, Isilda Dias, Carla Ribeiro, Ricardo Agostinho, Adriana Loureiro, António Pardal e muitos outros, assim como agradecer à direção da AURPIL e a todos vocês participantes”, sublinhou Rui Pereira, perante uma plateia de profissionais de diversas áreas, “transversais” ao fenómeno – muitos do desporto, é certo, mas, igualmente, de disciplinas como planeamento, ou comunicação.
Este Seminário, ação creditada para professores e treinadores, insere-se no trabalho que o Município está a desenvolver no âmbito da Carta Desportiva do Barreiro, na qual será definida a estratégia de desenvolvimento do Concelho na área. A sua elaboração, recorde-se, será importante para a prossecução do Plano Diretor Municipal (PDM), como, de resto, outras Cartas em áreas nucleares, como saúde ou educação.
Os importantes contributos obtidos durante a ação, refira-se, irão constar na versão final do documento.