Skip to main content

CMB aprova “Saudação de Aniversário ao GD Ferroviários do Barreiro e ao Clube Naval Barreirense”

Publicado em 21-05-2024 Atualizado em 21-05-2024
Brasão Barreiro
Reunião Ordinária Pública a 15 de maio, 10h30, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho
Reunião Ordinária Pública a 15 de maio, 10h30, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho

Na sua Reunião Ordinária Pública de 15 de maio último, a Câmara Municipal do Barreiro expressou “uma profunda e calorosa saudação ao Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro, que está em atividade desde 19/04/1930, pelo seu 94º aniversário, bem como ao Clube Naval Barreirense, em atividade desde 03/05/1925, um clube quase centenário que perfez 99 anos nesta data emblemática”.

Aproveitamos também, para homenagear os homens e mulheres que fazem parte dos órgãos sociais dos clubes e que abnegadamente se empenham, na grande maioria das vezes, de forma voluntária”, acrescenta o documento, que evoca a tradição do Concelho: “A cidade do Barreiro é reconhecida como uma cidade do desporto e do associativismo, onde a formação desportiva é a sua base de sustentação com um historial carregado de sucessos, feitos e memórias. As associações barreirenses, os seus dirigentes, treinadores, árbitros, pais e respetivos atletas têm contribuído de forma irrepreensível para o sucesso do desporto barreirense e para enobrecer o nome da cidade e o seu legado desportivo”.

Também o 25 de Abril de 1974 é reconhecido como momento chave: “A Revolução de Abril trouxe-nos importantes conquistas e direitos fundamentais para uma vida digna e livre. Trouxe-nos a esperança, a liberdade, a democracia, o progresso e o fim do regime fascista que tomou conta do nosso país durante quase cinquenta anos”, refere o texto.

A par dos benefícios económicos, diretos ou indiretos, o Desporto promove inúmeras externalidades positivas nomeadamente as relações sociais, saúde, defesa do ambiente, entretenimento, reabilitação, educação, consolidação de equipamentos e culturas, facilitando a integração social de pessoas que à partida seriam discriminadas e melhorando naturalmente e de forma automática a qualidade vida/bem-estar das populações, coletiva e individualmente”, sublinha a Saudação.

O texto da Saudação poderá ser consultado AQUI.