Skip to main content

CLASB apresentou três documentos fundamentais para o desenvolvimento social do Concelho

Publicado em 17-05-2023 Atualizado em 26-10-2023
cmb_9210
cmb_9216

O Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB) realizou, no passado dia 11 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, a sua 55ª Reunião Plenária. “O CLASB é sempre muito importante para termos uma avaliação por parte dos parceiros da situação social do Concelho”, afirmou a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela Divisão de Intervenção Social, Igualdade e Saúde (DISIS). “Foram apresentados e discutidos três documentos fundamentais” “para o desenvolvimento social do Concelho”, sublinhou Sara Ferreira.

Nesta sessão, além da Vereadora, marcaram presença: Rui Coelho, em representação do Centro Distrital de Segurança Social – Setúbal, Nélia Feliciano, em representação da equipa técnica que delineou o Plano Nacional da Garantia para a Infância, Isabel Robalo, Consultora Externa do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Barreiro, Paula Galrito, Chefe de Divisão da DISIS, e Armando Gomes, técnico da DISIS.

Sobre o Plano Nacional Garantia para a Infância, “que visa eliminar a pobreza infantil”, “a forma como o vamos implementar no nosso Concelho é fundamental”, referiu a Vereadora. O Plano de Ação 2023-2024 do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo do Barreiro (NPISA) “vem confirmar e consolidar o trabalho que temos vindo a fazer nessa área, bem como fazer uma previsão das atividades futuras, para este ano e para o próximo”. O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Barreiro “é um instrumento essencial para a promoção da igualdade no Concelho”, disse a responsável, concretizando: “Não só definir ações internas para a estrutura do Município, mas, também, externas para toda a comunidade”.

No ponto final, que permite aos parceiros prestar e solicitar informações, a Vereadora deu conta que, com a Jornada Mundial da Juventude 2023 (de 1 a 6 de agosto), o Barreiro deverá receber mais de 10 mil jovens. “Portanto vai ser um aumento significativo da nossa população” naquele período, enfatizou Sara Ferreira.