CIAC informa: Conheça o Projeto Escola Mobility Hub, da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

Publicado em 29-07-2024 Atualizado em 29-07-2024
Imagem informativa do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

Imagem que acompanha o texto

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), através da Direção-Geral do Consumidor (DGC), informa que a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) lançou o projeto Escola Mobility Hub, uma iniciativa que tem como objetivos:
• Sensibilizar alunos e professores sobre a importância da mobilidade sustentável e os desafios das alterações climáticas;
• Educar sobre mobilidade e transportes, formando gerações de utilizadores responsáveis e conscientes que contribuam para a sustentabilidade;
• Reconhecer e apoiar escolas que abordam temas de mobilidade e sustentabilidade, criando uma comunidade que conecta escolas, setor de mobilidade, transportes, municípios, organizações não governamentais e universidades;
• Estimular mudanças de atitudes sustentáveis, incentivando jovens e a sociedade a adotarem comportamentos responsáveis.
Este projeto visa criar uma rede de escolas em todo o país, desafiando diretores, professores e alunos a desenvolverem projetos e iniciativas que:
• Abordem temas de mobilidade sustentável e combate às alterações climáticas, envolvendo a comunidade local;
• Incentivem os alunos a participar ativamente e tornarem-se agentes de mudança;
• Comuniquem suas ações para promover boas práticas e mudanças sustentáveis;
• Promovam a interação com parceiros e atores da mobilidade e sustentabilidade.
As escolas interessadas em aderir a este projeto podem submeter a sua candidatura através do preenchimento de um formulário online. Os projetos a desenvolver pelas escolas devem:
• Ser executáveis ao longo de um ano letivo;
• Ser divulgados na imprensa e nas redes sociais para maior envolvimento e disseminação de conhecimento;
• Incluir eventos públicos para envolver a comunidade local e escolar, além de divulgar resultados e propostas futuras;
• Alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas relacionados à mobilidade.
Para garantir um maior envolvimento da comunidade escolar, a AMT criou o Prémio Escola Mobility Hub, cujo prazo para apresentação de candidaturas decorre até dia 31 de agosto. O vencedor receberá um prémio de 5.000€ e será anunciado numa cerimónia pública, organizada pela AMT, durante a Semana Europeia da Mobilidade, no próximo mês de setembro.
A AMT está também a envolver, neste projeto, parceiros públicos e privados que tenham atuação nas áreas de mobilidade e transportes, ordenamento do território e meio ambiente, incluindo operadores de transportes. As entidades parceiras podem acolher visitas de escolas, divulgar atividades e submeter projetos alinhados com esta iniciativa.
Para mais informações, consulte o site da AMT e o regulamento do concurso.

Partilhe esta informação!

CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor / Av. do Bocage, nº 12 / 2830-002 Barreiro
Telefone: 212068052 / E-mail: ciac@cm-barreiro.pt