Bicicletas | Barreiro/AML no European Cycling Challenge
Publicado em 26-04-2017 Atualizado em 25-08-2023A AMLÁrea Metropolitana de Lisboa – Área Metropolitana de Lisboa tem, nesta altura (28/04; 9h50), já, 113 inscritos na sua equipa participante no European Cycling Challenge (ECC) – competição, saudável, entre cidades/regiões europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário –, que decorre de 1 a 31 de maio. A equipa AMLÁrea Metropolitana de Lisboa, que, pela primeira vez, entra neste desafio à escala europeia, é composta pelos 18 municípios que compõem a região – “subequipas” –, entre os quais, Barreiro, que, desde 2015, “pedala” no ECC.
As inscrições para integrar a equipa AMLÁrea Metropolitana de Lisboa, gratuitas, encontram-se abertas, prolongando-se até ao final de maio; podem ser efetuadas, em www.cyclingchallenge.eu/pt/, mesmo enquanto decorre o desafio. As inscrições devem ser feitas descarregando a Aplicação Naviki.
+INFO: http://www.facebook.com/europeancyclingchallenge
Sobre a equipa AMLÁrea Metropolitana de Lisboa: http://www.aml.pt
Sobre a “subequipa” Barreiro:
http://www.facebook.com/municipio.barreiro
http://www.cyclingchallenge.eu/pt/classifiche/sottosquadre/
@ECCBARREIRO
Edição do ano passado com novo recorde
Na edição do ano passado, um novo recorde foi estabelecido: 52 cidades de 18 países europeus e 46 mil participantes pedalaram mais de 4 milhões de km. O “pódio” do desafio foi ocupado por cidades polacas: Gdansk, pela segunda vez consecutiva, conquistou o 1º lugar com cerca de 828.000 km percorridos. Wroclaw e Varsóvia foram segundo e terceiro classificados.
Sendo a “contabilidade” dos quilómetros baseada na tecnologia GPS, através de uma aplicação descarregada para o smartphone dos inscritos – que regista deslocações, soma, em tempo real, das distâncias percorridas e soma dos quilómetros totais das equipas –, uma das mais-valias deste desafio passa pelo Heatmap, registo gráfico, representado por cores, que permite a visualização das principais vias utilizadas.
O ECC vai, este ano, na 6ª edição. Este desafio é organizado pela cidade de Bolonha e pela Agência para a Mobilidade e Transporte Público Local. A edição de 2016 ganhou, novamente, o Prémio CIVITAS, da Comissão Europeia, distinguindo o ECC como a melhor iniciativa europeia para a Participação Pública.