Verderena – Companhia Industrial de Vila Franca e Bonfim, Lda. (depois Sociedade Industrial do Bonfim, Lda.), foi inicialmente construída no extremo noroeste dos terrenos da Empresa de Moagem Bonfim, Lda. para fornecer energia elétrica à unidade moageira que laborava nos moinhos da Verderena e à unidade de suinicultura que lhe estava contigua. Foi inaugurada em 5 de outubro de 1926, atingindo uma potência instalada máxima de 528 kW.
A partir de 1929 a central passa a prestar serviço externo no fornecimento ao sector doméstico, industrial e na iluminação pública municipal. A empresa que, a partir do início dos anos 30, adota a denominação de Sociedade Industrial do Bonfim, Lda., passa a receber a partir de 1942 o apoio da União Eléctrica Portuguesa (UEP).
Edifício de traça industrial que margina a Avenida do Bocage, sóbrio de vãos de dimensão assinalável em número de 2, localizados num e outro lado do acesso principal. A sua volumetria justifica-se, pois foram aí instalados os primeiros geradores elétricos para a iluminação publica. Cobertura de duas águas, em telha, rematada por lanternim, formando o alçado principal platibanda no mesmo nível do plano da fachada. É hoje propriedade da EDP.