22 de março | 22h00 | O Município do Barreiro celebra o “Dia Mundial da Água” associando-se à 2º edição do H2Off – “Hora de Fechar a Torneira”

Publicado em 15-03-2022 Atualizado em 25-08-2023

A Câmara Municipal do Barreiro associa-se às celebrações do “Dia Mundial da Água”, aderindo à 2º edição do H2Off – “Hora de Fechar a Torneira” promovido pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, no dia 22 de março, pelas 22h00.

O Vereador Carlos Guerreiro convida os barreirenses a aderirem a este gesto simbólico de fechar as torneiras durante esta Hora, na qual “pretendemos sensibilizar para a importância da poupança da água!”.

O Município do Barreiro, nos últimos anos, “tem vindo a ser bastante ativo na promoção e no desenvolvimento de medidas concretas de poupança da água, apesar da boa resiliência do Sistema Municipal de Abastecimento de Água”, lembra o Vereador.

Entre as várias medidas adotadas, destacam-se a redução e otimização dos tempos de rega, a plantação de espécies autóctones que consomem uma menor quantidade de água, a sensibilização aos mais jovens para uma boa gestão da água e a candidatura ao POSEUR – Portugal 2020 para o combate ativo às perdas de água.

Recorde-se que após a Conferência do Rio de Janeiro, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de sensibilizar a humanidade para a iminente necessidade de se executar uma boa gestão e poupança da Água, aprovou em 1993 a iniciativa de se celebrar o “Dia Mundial da Água” no dia 22 de março de cada ano.