Skip to main content

Projeto A Poupança | Não ao desperdício alimentar

Publicado em 13-01-2025 Atualizado em 13-01-2025
Imagem informativa do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

Como pode pôr em prática o compromisso “não ao desperdício alimentar”?

  • Não vá às compras com o estômago vazio. Arrisca-se a comprar mais do que necessita;
  • Planeie as refeições para toda a semana;
  • Efetue uma lista dos alimentos que realmente precisa de comprar;
  • Siga fielmente essa lista quando estiver a fazer as compras e não ceda a tentações;
  • Dê preferência às frutas e hortícolas a granel, poderá comprar exatamente as quantidades de que precisa;
  • Escolha os alimentos com prazo de validade mais longo;
  • Transporte os congelados em sacos próprios para o efeito;
  • Controle a temperatura do frigorífico e assegure-se de que os alimentos são corretamente acondicionados para que não percam a frescura e o sabor;
  • Conserve-os de acordo com as instruções da embalagem;
  • Siga a regra “primeiro a entrar, primeiro a sair”, ou seja, arrume os alimentos que adquiriu mais recentemente na parte de trás das prateleiras do frigorífico e da despensa, e na parte da frente os que adquiriu há mais tempo.

Dê atenção aos rótulos.

Para os alimentos que facilmente se deterioram, a menção utilizada “consumir até…” indica que estes alimentos só podem ser consumidos até à data indicada, como por exemplo iogurte, leite do dia, queijo fresco, etc. Não esqueça que é proibida a comercialização destes alimentos após terminada a data mencionada na rotulagem.

Para os alimentos pouco perecíveis, como as massas, arroz, conservas, farinha, azeite, óleos, etc., a menção “consumir de preferência antes de…” indica a data de consumo recomendada. Nestes casos é permitida a comercialização destes alimentos após o término da data de durabilidade, desde que o consumidor seja informado e desde que o vendedor garanta as suas condições de segurança.

Evite desperdiçar os alimentos pouco perecíveis cuja data de consumo recomendada já tenha sida ultrapassada, se os mesmos se apresentarem inalterados em termos de características como, por exemplo, embalagem, cor, sabor, cheiro, etc. A diferença entre o que precisa e o que compra, pode representar uma despesa elevada no orçamento familiar.

Cozinhe sem desperdiçar!
Conheça as sugestões da Associação Portuguesa de Nutrição aqui.

Cozinhe apenas as quantidades necessárias.
Sempre que possível, aproveite as sobras das refeições para consumir no dia seguinte ou para confecionar outros pratos. Não se esqueça de consumir, em primeiro lugar, as frutas que estão mais maduras. Caso não consiga consumi-las em tempo útil, faça com elas um doce ou compota.

Transforme o desperdício em adubo. O que não conseguir aproveitar pode ser utilizado para fazer compostagem, de forma a obter adubo para o seu jardim ou horta. Na compostagem coloque os desperdícios de hortícolas, frutas, cascas de ovos, folhas de chá e borras de café.

Sabia que o Município do Barreiro dispõem desde 2022, o serviço de recolha seletiva de biorresíduos? Para mais informações referentes aos projetos implementados, consulte o portal institucional aqui, onde poderá verificar se a sua zona de residência se encontra abrangida por algum dos projetos, bem como os contactos para possível adesão.

Pode ainda usar o e-mail biorresíduos@cm-barreiro.pt para contacto e/ou obter mais informações.

Saiba mais em cncda.gov.pt
Partilhe esta informação e siga as próximas.