Projeto A Poupança | Crédito ao consumo, o que devemos saber antes de avançar. I Parte
Publicado em 12-11-2024 Atualizado em 12-11-2024Pensa pedir um crédito pessoal? Sabe como funciona? Sabe que tem direito a arrepender-se?
Existem situações em que podemos necessitar de contrair um crédito pessoal, como a compra de um eletrodoméstico, de um veículo automóvel ou até para uma obra em casa. Apesar das possibilidades serem quase ilimitadas, existem algumas restrições, concretamente em termos de montantes e prazos.
O que é um crédito ao consumo?
É um produto financeiro concedido, sobretudo, por empresas financeiras, apesar de alguns bancos disporem deste produto. É um financiamento que não costuma ter garantias associadas, por isso tem taxas de juro mais elevadas. Abarca três modalidades:
- Crédito Pessoal;
- Crédito automóvel;
- Cartões e linhas de crédito e facilidades de descoberto.
Cada um destes destinos implica diferentes condições e, por isso, quando estamos a contratar um crédito necessitamos de perceber o que efetivamente estamos a contratar.
Dentro do crédito pessoal vamos encontrar empréstimos para educação, saúde ou energia renovável e outros financiamentos sem um destino específico e sem qualquer garantia. A contratação de um crédito ao consumo tem limites, quer em termos de prazos como de montantes, que é estipulado pelo regulador que é o Banco de Portugal. Assim, num crédito pessoal, a duração máxima é de sete anos. Para o financiamento para a compra de carro, educação, saúde ou painel solar, o prazo pode ser estendido até um máximo de dez anos. Salientamos que quanto mais longo for o prazo do contrato, mais caro ficará, como aliás acontece com qualquer outro financiamento.
Outra característica particular do crédito ao consumo, está relacionada com as taxas de juro aplicadas. Estes destinos de financiamento têm taxas máximas que podem ser aplicadas e que mudam ao longo do ano. No crédito à habitação, as taxas de juro são fixadas tendo em conta as taxas Euribor ou um swap. O crédito ao consumo rege-se por taxas máximas definidas, trimestralmente, pelo Banco de Portugal e os seus valores são definidos tendo em conta o que foi praticado no trimestre anterior.
Em todos os trimestres são publicadas as taxas que vão ser praticadas no trimestre seguinte. Esta informação está disponível para consulta no site do Banco de Portugal. É importante perceber que cada destino de financiamento tem uma taxa especifica. Os cartões de crédito são o destino com taxas mais elevadas, enquanto o crédito automóvel, na modalidade de locação financeira ou ALD, no que toca a carros novos, tem a taxa mais baixa.
Partilhe esta informação e siga as próximas.