Pólis vence prémio na Categoria de Espaço Público

Polis
Polis CMB_3
Polis

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB), foi a grande vencedora do Prémio Espaço Público, pelo projeto Parque Recreativo da Cidade do Barreiro – Pólis – no âmbito da atribuição dos Prémios Portugal Smart Cities, que decorreu no dia 8 de outubro, na Feira Internacional de Lisboa.

Uma distinção que traduz “tudo aquilo que a zona do Pólis ganhou após a reabilitação“, na opinião do Presidente da CMB, Frederico Rosa. “O tempo, esforço e paixão para transformar este projeto em realidade”, foi elogiado pelo Vice-presidente Rui Braga que agradeceu o empenho de toda a equipa, “comprometida em criar um espaço que todos os barreirenses podem orgulhosamente chamar de seu”.

O Município entendeu candidatar o projeto da 2.ª fase do Parque Recreativo da Cidade – Pólis – aos prémios Portugal Smart Cities, na categoria de Espaço Público, por considerar que aquela intervenção veio reforçar o bem-estar e aumentar a qualidade de vida dos barreirenses. A execução deste projeto representa  muito mais do que uma simples transformação física do território, na opinião da Autarquia, que destaca os múltiplos usos do Pólis, que aproximou os cidadãos do rio e permitiu-lhes desfrutar de um novo espaço verde. Entre as 593 árvores, 4019 arbustos e 16.000m² de prados plantados localizam-se os espaços de recreio do Parque, os quais, ao integrarem equipamentos direcionados a todas as gerações, reforçam a dimensão social do mesmo, tornando-o num espaço público inclusivo. A diversidade de utilizações que promove, a par da localização estratégia que apresenta veio reforçar a atratividade social e económica do Pólis, razão pela qual o Município decidiu instalar um conjunto de quiosques que concessionou a agentes económicos, permitindo assim, a criação de 30 novos postos de trabalho. Esta intervenção representou um investimento de 1.245.166,23€.