Içar do Mastro | Festas do Barreiro 2024

Atualizado em 03-07-2024
Içar do Mastro | Festas do Barreiro 2024 | 6 julho, 11h | Concentração: Largo junto ao Mercado 1º de Maio

Sábado, dia 6 de julho, será o dia da “Proclamação das Festas do Barreiro”, que assinalará a aproximação da realização da edição deste ano, no Concelho do Barreiro.
Programa:
Concentração às 11h00 no Largo junto ao Mercado 1º de Maio
Atuação da Banda Municipal do Barreiro
Cortejo
Cerimónia “Içar do Mastro”

Percurso do Cortejo: Largo junto ao Mercado 1º de Maio, Rua Dr. Câmara Pestana, Rua Henrique Galvão, Rua Almirante Reis e Largo da Nossa Senhora do Rosário.

O içar do “Mastro”, também conhecido por “Painel”, é uma tradição antiga. Era colocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembrando o passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro. Antigamente, era colocado um “Mastro” de tartaranha (que estava à popa e proa da Muleta, embarcação tradicional típica do Rio Tejo. Mais tarde passaram a ser mastros de fragata ou dos lugres bacalhoeiros. Esta tradição manteve-se até 1972.
Toda a população está convidada para testemunhar este ato simbólico que remete para a História do Concelho.

As Festas do Barreiro 2024 decorrem de 9 a 18 de agosto. TUDO sobre as FESTAS do BARREIRO aqui: https://www.cm-barreiro.pt/conhecer/turismo/lazer-entretenimento/eventos/festas-do-barreiro/festas-do-barreiro-2024/