Skip to main content

CIAC informa: a segurança alimentar “do prado ao prato” – critérios a ter em conta na hora de ir às compras

Publicado em 27-06-2024 Atualizado em 27-06-2024
Imagem informativa do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

A Comissão Europeia aditou em 2019, uma nova estratégia de biodiversidade, em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu, com o objetivo de defender um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente.
A crise da COVID-19 demonstrou como o aumento da perda de biodiversidade nos torna vulneráveis e como o bom funcionamento do sistema alimentar é importante para a nossa sociedade.
As duas estratégias reforçam-se mutuamente, reunindo a natureza, os agricultores, os pescadores, os aquicultores, as empresas e os consumidores para trabalharem em conjunto com vista a um futuro sustentável e competitivo. Ambas propõem ações e compromissos ambiciosos por parte de União Europeia para travar a perda de biodiversidade na Europa e em todo o mundo e transformar os nossos sistemas alimentares em normas globais para a sustentabilidade competitiva, a proteção da saúde humana e do planeta, bem como os meios de subsistência de todos os intervenientes na cadeia de valor alimentar.
Assim, com base nas estratégias acima mencionadas, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) informa sobre os cuidados a ter na hora de fazer as compras:

Abre a imagem em popup

A Carne – Opte por animais mais pequenos, como peru, coelho ou frango. São animais que têm menos probabilidade de terem sofrido um tratamento para aumentarem de peso.
Se a peça (por exemplo, costeletas ou bifes), for muito clara, sem gordura e encolher depois de ser cozinhada, é sinal de que tem hormonas.
Evite as vísceras (fígados e rins). São órgãos onde se acumulam toxinas.
Opte por picar a carne em casa. Idealmente as máquinas de picar carne devem ser limpas após cada utilização.
O Peixe – Assegure-se que tem um cheiro suave, que o tom da sua pele é vivo e brilhante; que as escamas não se desprendem com facilidade; que os olhos não estão côncavos nem a córnea opaca ou a pupila acinzentada; que a sua carne está firme e que as guelras estão vermelhas e sem muco.
Se optar por peixe congelado, não compre embalagens que tenham cristais de gelo.
Os Bivalves – Não compre os que estejam em água. Prefira os que estão colocados sobre o gelo ou num frigorifico.
Os Verdes – Dê preferência a fruta da época que tem menos necessidade de transporte e conservação.
Os frutos cultivados em estufa geralmente são tratados com nitratos.
As folhas amarelas indicam que os vegetais estão quase fora de prazo.
Tenha em conta que quanto mais unidos estiverem os botões dos brócolos e da couve-flor e mais uniforme for a sua cor, mais frescos são.
Quanto ao tomate, prefira os mais pequenos para fazer molho, os maiores para salada e evite os verdes que oferecem menos vitaminas.
Os Enlatados – Rejeite embalagens que estejam ao sol, em locais húmidos, abaulados, amolgados, com ferrugem ou manchas.
Saiba mais em: https://ec.europa.eu/food/farm2fork_en
https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/european-green-deal_pt

Partilhe esta informação!