Visita ao Jardim dos Franceses | Dia Nacional dos Jardins

Atualizado em 08-05-2024
Jardim dos Franceses

25 maio | 10h00

Atividade gratuita, mas com inscrição obrigatória até dia 23 de maio para endereço mario.carmo@cm-barreiro.pt

Limitada a 20 participações.

O Dia Nacional dos Jardins, comemora-se pela primeira vez este ano no Barreiro, a 25 de maio, celebrando-se a importância e a vivência destes espaços. Dia este que nasceu em homenagem ao Arquiteto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles e ao seu legado na proteção do ambiente, na defesa da paisagem e na promoção da qualidade de vida dos cidadãos. Com este dia pretende-se demonstrar a importância e preocupação pela existência de jardins e ou espaços verdes no meio urbano notando que estes proporcionam diversos benefícios para a comunidade local. Porquê celebrar este Dia Nacional dos Jardins no Jardim dos Franceses? Porque é indiscutivelmente um espaço onde são muitas as vidas e momentos que passaram e passam por este espaço único e singular do Barreiro. Com história e estórias, pretende-se dar a conhecer este espaço como uma zona de reflexão e de desacelerar dos tempos modernos. Um espaço que ajuda a promover a saúde mental, onde o som das aves, do vento a desafiar as folhas nos fazem remontar aos espaços naturais. Mas como objetivo primordial queremos que mais do que memórias ressalvar a importância de todo o património arbóreo deste jardim, digno de um botânico.