Skip to main content

Masterclass com António Jorge Gonçalves | 4ª Edição de IlustraBD

Atualizado em 01-09-2023
Masterclass com António Jorge Gonçalves | 4ª Edição de IlustraBD

28 maio | 10h00 às 11h30
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Masterclass e visita guiada com António Jorge Gonçalves

Desenho escuro de uma porta, a preto e branco

Partindo do livro “Desenhar do Escuro” – uma narrativa sem palavras construída com desenhos a lápis branco sobre cadernos de cartolina preta – o autor António Jorge Gonçalves apresenta as motivações e técnicas particulares utilizadas: paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, há de tudo um pouco nos registos que foi anotando ao longo de um ano.

Desafiando perspetivas, irá também falar do papel da luz na história da arte: desde o paleolítico até à atualidade que desenhos, pinturas, fotografias, filmes e canções a descreveram enquanto realidade física, plástica, espiritual e psicológica.

No final os participantes poderão fazer alguns desenhos a branco sobre suporte preto.


function reportWindowSize() {var sel = document.querySelectorAll(‘.flex-video’);for (item of sel) {if(item.dataset.ratio==’4:3′){item.style.height = (item.offsetWidth*3)/4+’px’}else if(item.dataset.ratio==’16:9′){item.style.height = (item.offsetWidth*9)/16+’px’}else{item.style.height = (item.offsetWidth)+’px’}}}window.onresize = reportWindowSize;reportWindowSize();

 

Sobre António Jorge Gonçalves

Nasceu e vive em Lisboa. O seu trabalho envolve banda desenhada, performance visual e cartoon político. Licenciou-se em Design de Comunicação na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez mestrado em Theatre Design na Slade School of Fine Art, em Londres, onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. É autor de novelas gráficas e livros ilustrados. Tem colaborado com diversos escritores – Nuno Artur Silva, Rui Zink, Ondjaki ou Mário de Carvalho – na criação de livros onde texto e imagem se relacionam de forma exploratória. Fez direção visual em várias peças de teatro. Com o Desenho Digital em Tempo Real e a manipulação de objectos em Retroprojector de Transparências, tem criado diversas espetáculos com músicos, atores e bailarinos em Portugal e no mundo. Com o projeto Subway Life, percorreu várias cidades do mundo desenhando pessoas nas carruagens do metro. Publicou semanalmente, entre 2003 e 2018,  cartoon político nas páginas do Inimigo Público (jornal Público): foi distinguido diversas vezes no World Press Cartoon e viu os seus desenhos serem publicados no Le Monde, Courrier Internacional e várias coletâneas internacionais. Foi distinguido em 2014 com o Prémio Nacional de Ilustração (DGLB). Foi docente no IADE, RESTART, Universidade Autónoma, Universidade Nova de Lisboa e, atualmente, leciona na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 2015 integrou o projeto pedagógico 10×10 da Fundação Calouste Gulbenkian como artista formador.