Skip to main content

Concerto com Marco Rodrigues | Palco das Marés

Atualizado em 01-09-2023
Concerto com Marco Rodrigues | Palco das Marés

As Festas do Barreiro 2022 continuam com destaque do Palco das Marés para o concerto de Marco Rodrigues às 22h00, dia 18 de agosto.

Sobre o artista

Marco Rodrigues nasceu em Amarante em 1982 e, até aos quinze anos, o que sabia sobre fado ia pouco para além do reconhecimento do nome Amália Rodrigues. Quis o destino que o fado lhe entrasse pela vida, quando se mudou para Lisboa, vindo do Norte de Portugal.
A descoberta da música de Lisboa levou-o a concorrer à Grande Noite do Fado 1999, no Coliseu dos Recreios, que venceu na categoria Sénior, apenas com 16 anos. Poucos meses depois, estreou-se como profissional no Café Luso, em Lisboa – onde permaneceu, até 2012, como fadista e violista residente, assumindo também a direção artística. Em 2006 lançou o seu primeiro trabalho, “Fados da Tristeza Alegre”, que um ano mais tarde foi distinguido com o Prémio Amália Rodrigues 2007, na categoria Revelação.

A 2 de dezembro de 2011, Marco Rodrigues integrou o elenco de fadistas que atuou na Gala Fado Património da Humanidade, espetáculo comemorativo da distinção do Fado como Património Imaterial da Humanidade, atribuída pela UNESCO no final de novembro do mesmo ano. Em junho de 2012, assumiu as funções de diretor artístico da Adega Machado, uma das mais conhecidas casas de fado em Lisboa, onde integra também o elenco residente.

Graças ao seu quarto álbum – “Fados do Fado” – editado em 2015, Marco Rodrigues percorreu palcos de toda a Europa, América Latina e, claro, de Portugal, em concertos sempre com salas cheias, resistindo no final sempre uma grande vontade de voltar. Em Portugal o fadista passou por vários festivais, do Caixa Alfama ao NOS Alive, tendo também atuado no Centro Cultural de Belém. Em 2016 tornou-se o primeiro homem fadista a ter um disco seu nomeado de novo para um Grammy Latino, com “Fados do Fado”, na categoria de Melhor Álbum Folk.

Em 2017, Marco Rodrigues regressou aos discos com “Copo Meio Cheio”, que se revelou um enorme sucesso de vendas e aplaudido pela crítica especializada. Do disco faz parte o sucesso “O Tempo”, cujo vídeo ultrapassou as 2,6 milhões de visualizações. Graças a este álbum, Marco Rodrigues voltou a pisar vários palcos internacionais, desde o Festival Caixa Fado em Benguela e Luanda (Angola), à Rússia ou Letónia.